Tulum apaixonante!

Entre os lugares que eu mais desejava visitar na viagem ao México estava Tulum. A antiga cidade muralhada maia era importante porto da região, onde se comercializava sal, mel, algodão, armas entre outros. As ruínas que podem ser vistas na visita são na maioria áreas que eram usadas pela elite da sociedade, como governantes e religiosos.

O contraste entre as ruínas e o mar, ora azul ora verde, dá um charme especial pro lugar, além dos lagartos e iguanas que costumam circular e posar para as fotos!

Pegamos uma van compartilhada na frente no hotel e fomos direto ao Pueblo, centrinho de Tulum, onde alugamos bicicletas, o trajeto levou cerca de 20min. Há diversos lugares que alugam, mas como já tínhamos uma ideia de quanto custava fomos direto à uma pequena pousada onde uma senhora queria nos alugar por 80 pesos mexicanos, mas conseguimos negociar por 60 pesos cada uma por todo o dia. Tivemos que deixar um passaporte como garantia e o aluguel já pago pelas bicicletas e pelos cadeados. A senhora ainda nos deu um mapa de Tulum e nos mostrou como chegar às ruínas.

DSC_0233

O sítio histórico fica a cerca de 5km do centro, o que de bicicleta e com sol das 10hrs tornou o percurso um pouco árduo, ainda mais pra quem não está acostumado. O caminho que leva às ruínas é litorâneo, mas não dá pra ver o mar pois há diversos hotéis e restaurantes ao pé da areia.

Sem título

Dica: procure horários alternativos pra visitar as ruínas. Entramos no sítio por volta de 11 horas, além do sol de uns 40 graus é bem o horário que chegam as excursões. Tente chegar mais cedo ou mais para o fim da tarde. Andamos cerca de uma hora observando as  ruínas e apreciando a vista incrível!

IMG_0654

Depois de sairmos das ruínas, deixamos nossas bicicletas “estacionadas” em um pequeno restaurante e fomos andar pela praia e procurar um lugar pra sentar, tomar umas cervejas, almoçar e apreciar o mar do Caribe. Acabamos ficando no Villa Pescadores Hotel e Beach Club, onde comemos um delicioso ceviche e bebemos algumas Coronas, até por volta de 15hrs.

tulum

Nossa ideia era ainda aproveitar o dia pra conhecer algum cenote da região. Cenotes são cavernas banhadas por água doce onde é possível mergulhar e apreciar a beleza da água e da paisagem cavernosa. Partimos com nossas bicicletas pra conhecer o Gran Cenote, que pelo que vimos no mapa era o mais próximo de onde estávamos. Mas há MUITOS outros ao longo do trajeto entre Playa Del Carmen e Tulum, se estiver por perto vale pena programar um dia só pra conhecê-los.

Depois de uns 10 km andando pelo acostamento da rodovia e embaixo do sol, chegamos exaustos e loucos por uma água geladinha! A estrutura do cenote é bem amadora, mas organizada, na entrada pagamos o ingresso e lá dentro ainda era possível alugar os pés de pato, óculos, snorkel e colete salva-vidas.  É obrigatório que todos tomem uma ducha pra tirar o protetor solar do corpo e não “manchar” as águas cristalinas do cenote. Nós alugamos um par de pés de pato e um snorkel com óculos para compartilharmos e fomos nos refrescar.
cenoteRetornamos ao pueblo pra devolver as bicicletas no fim da tarde e pegamos uma van que nos deixou na frente do hotel. Foi um dia bem cansativo mas muito bem aproveitado!  Arrisco dizer que foi um dos melhores da nossa viagem, pois conhecemos vários lugares e curtimos bastante andar de bicicleta!
IMG_0641

3 comentários sobre “Tulum apaixonante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s